Depois de ter se aposentado por uma contusão gravíssima sofrida no joelho em 1990, Zico retornou ao futebol em 91, para disputar o Campeonato Japonês. Seu retorno aos gramados, junto com outros jogadores famosos já aposentados ou em vias de se aposentar é hoje apontado como uma das maiores razões da popularização do futebol no Japão.
Em 1994, deixou definitivamente de atuar como futebolista. No Japão ele atuou pelo Sumitomo Metals e pelo clube originado deste, o atual Kashima Antlers, de
O Galinho ganharia também uma bela estátua em sua homenagem. Zico é muito reverenciado no Japão, e outra prova disso, é o apelido carinhoso "God of Soccer" (Deus do Futebol).
Mais tarde, o Galinho de Quintino retornaria ao país do qual foi ídolo, mas com uma nova missão: levar os japoneses para mais uma Copa do Mundo de 2006, feito que conseguiu com autoridade, conseguindo o primeiro lugar nas eliminatórias.
Na Copa, a sorte não acompanhou a esquadra nipônica, que ficou em último lugar numa chave que tinha Brasil, Austrália e Croácia.
O ex-jogador abriu as portas orientais para diversos outros jogadores brasileiros que já jogaram ou atualmente jogam no Japão, casos de Washington (hoje no Fluminense), Edmundo, Danilo (ex-jogador do São Paulo) entre outros.
Alguns jogadores se identificaram tanto com a cultura, costumes e vida japonesas que...viraram japoneses. Esse foram os casos de Wagner Lopes, que se naturalizou e jogou a Copa do Mundo de 1998 com a camisa da seleção asiática e de Alex Santos, paranaense que disputou a Copa do Mundo de 2006, sendo comandado por Zico.
Golaço de Zico pelo Kashima
Galinho explica sua ida para o Japão
Nenhum comentário:
Postar um comentário