quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Culinária Japonesa

Por ser um “país-arquipélogo”, o Japão retira do mar a maioria de seus alimentos. Os peixes, as algas e frutos do mar estão presentes em praticamente todos os pratos da culinária japonesa. Já o arroz, outro alimento muito consumido no país, é uma cultura de alta produção em áreas pequenas.

Quando chegaram ao Brasil, instalaram-se nas fazendas de café, no interior, e aos poucos chegaram ao porto de Santos para “voltar” a consumir seus alimentos de costume.
Quando os primeiros japoneses chegaram ao país trouxeram muitos hábitos esquisitos: comer com o-hashi (os tradicionais pauzinhos), por exemplo. Ao mesmo tempo em que alguns hábitos eram passados para os brasileiros, eles assimilavam outros, como o costume de comer café e pão na manhã.






O sushi (combinação de salmão ou atum cru com arroz) é o principal prato japonês. Há também o sashimi (salmão ou atum cru) e todos os combinados enrolados com algas, como: Califórnia (Kani kami, manga e pepino), Filadélfia (Salmão e cream cheese), Skin Maki (Pele de salmão grelhada, cebolinha e molho tare).








A comida japonesa é muito popular mundialmente, não apenas pela sua apresentação e sabor, mas também por ser considerada uma comida muito saudável. Ela busca conservar seu frescor e realçar seu aroma e sabor. Em geral, pode-se dizer que a dieta japonesa é muito saudável, pois contém todos os nutrientes necessários em uma refeição.
Peixe – grande fonte de proteína e a melhor de ômega 3
Alga - vitamina C (importante para o sistema imunológico)
Gengibre - antibiótico, antiinflamatório e forte anti-oxidante
Soja - reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, evitando o acúmulo de placas de gordura nas artérias
Cogumelos - ácido glutâmico (bom para o sistema imunológico)
Chá verde – agente digestivo




Cerca de dois anos, têm crescido o número de restaurantes japoneses no país, sobretudo de um tipo específico, os temakis (sushis grandes). Alguns acreditam que os temakis são mais fácies de comer, por não precisar dos “pauzinhos”, outros dizem que apenas com uma mordida, eles já estão destruídos e então, complica comer o resto. Os fast foods japoneses, como são conhecidos, estão crescendo cada dia mais. No verão de 2008, em Trancoso (Bahia) havia uma Koni Store (temakeria) temporário, ou seja, quando acabasse o calor, ela deixaria de existir.
É, é isso... As temakerias prometem invadir cada vez mais nossa cidade e nosso país.

Nenhum comentário: